Existem grandezas físicas que podem ser 
								especificados fornecendo-se apenas um número. 
								Assim por exemplo, quando dizemos que a 
								temperatura da sala de aula é de 20ºC temos a 
								informação completa, não sendo necessário nenhum 
								outro dado para que a grandeza seja 
								compreendida. Grandezas deste tipo são conhecida 
								como grandezas escalares. Por outro lado, se 
								tivermos estudando o deslocamento de um corpo, é 
								necessário indicar a distância percorrida entre 
								dois pontos, a direção e o sentido do 
								deslocamento. A grandeza que descreve este 
								movimento é denominada vetor.
								
								          
								Vetor (termo que provem do Latim "vector = 
								condutor")
								
								          
								É um ente matemático representado por um 
								segmento de reta orientado que tem como módulo o 
								seu comprimento (escala), sua direção é dada 
								pela reta suporte do Vetor, o sentido é dado 
								através da orientação do segmento.
								
								 
								
								
								
								            
								
								Geometricamente, 
								os vetores são representados por uma seta, cujo 
								comprimento é chamado de módulo (escolhendo-se 
								uma determinada escala). A direção e o sentido 
								da seta fornecem a direção e sentido do vetor. 
								Usualmente, ele é representado por uma letra em 
								negrito (a, AB) ou com uma seta sobre a 
								letra ( a  
								, AB .). Por outro lado, o módulo do vetor é 
								representado apenas por uma letra ou com o vetor 
								colocado entre barras (a, AB , 
								etc.)
								
								     
								Notação: Vetor = v ou v.
								     
								módulo do vetor =       
								v   ou v.
								
								     
								Exemplo: v = 4 unidades.
								
								     
								Direção: 30° com a horizontal.
								
								     
								Sentido: de A para B.
								
								     
								
								
								    
								Vetores Coplanares
								
								      
								São vetores que encontram-se mo mesmo plano.
								
								
                              
                                    
								Operações com 
								vetores
								
								       
								a) Adição Vetorial: ( Método Gráfico)
								
								      
								Regra do triangulo: 
								
								
								
								        
								Usando este procedimento geométrico para a 
								adição de vetores, vemos que esta satisfaz as 
								propriedades comutativas: a + b =
								b + a e associativa (a + 
								b ) + c = a + (b + c), 
								conforme figura abaixo.
								
								
								
								b) Subtração 
								Vetorial:
								
								
								
								Regra do Paralelogramo
								
								
								
								Casos Particulares 
								(Cálculo do módulo do vetor).
								
								1- Os vetores são 
								ortogonais entre si. (90º).
								
								
								
								2- Os vetores 
								possuem mesma direção e sentido (0º).
								
								
								
								3- Os vetores 
								possuem mesma direção e sentidos opostos (180º).
								
								
								
								4- Componentes de 
								um vetor.
								
								.png)
								
								5- Componentes na 
								adição de um vetor.
								
								6- Produto de um 
								escalar por um vetor.
								
								7- Vetores 
								Unitários.
								
								8- Vetor Posição.
								
								9- Produto 
								Escalar.
								
								10 - Produto 
								vetorial.
								
								    
								A adição geométrica de vetores tridimensionais é 
								muito mais difícil e para evitá-la costuma-se 
								utilizar o método analítico, que consiste na 
								decomposição espacial dos vetores e na 
								manipulação individual de seus componentes.
								
								
								    
								A decomposição de um vetor só pode se efetuada 
								com relação a um sistema coordenadas de 
								orientação conhecida no espaço. Considere a 
								decomposição do vetor 
								
								coordenadas de orientação 
								conhecida no espaço. Considere a decomposição de 
								um vetor no plano, conforme mostra a Fig., onde 
								θ é o ângulo entre a e 
								
								semi-eixo positivo x.           
								Dependendo do ângulo θ, as componentes podem ser 
								positivas ou negativas. Por definição, este 
								ângulo aumenta quando o vetor roda no sentido 
								anti-horário. O conhecimento dos componentes de 
								um vetor é suficiente para especificá-lo 
								completamente, além de possibilitar a 
								manipulação matemática simultânea de vários 
								vetores. Muitas vezes é conveniente a introdução 
								de um vetor de módulo unitário, chamado versor, 
								na direção de um determinado vetor, que pode 
								então 
								
								ser escrito como a = 
								aeˆa 
								. Assim separamos o módulo do vetor (a) de sua 
								direção e sentido ( eˆa 
								). Da mesma forma, é conveniente traçar versores 
								paralelos aos eixos do sistema de coordenadas 
								escolhido, como mostra a Fig. 1.7. Normalmente, 
								no sistema de coordenadas cartesianas eles são 
								chamados 
								
								Costumamos dizer que estes 
								versores formam uma base completa porque 
								qualquer vetor pode ser expresso como combinação 
								linear deles, da forma:
								
								
								Exercícios:
								
								1- Quais são (a) a componente x e (b) a 
								componente y de um vetor “a” do plano xy 
								que faz um ângulo de 250º no sentido 
								anti-horário com o semieixo x positivo e tem um 
								módulo de 7 ,3 m?
								
								
								ax 
								= a cos q 
								 => 
								ax = 7,3 cos 250o => ax 
								= 7,3.(-0,34)  => 
                              
								ax 
								= -2,5 m
								
								
								
								ay = a sen
								
								
								
								q 
								 => ay = 
								7,3 sen 250o => ax = 
								7,3.(-0,94)  => 
                              
                              
								
								
								
								
								ay = -6,9 m
								
								
								
								2- Um vetor deslocamento “r” no plano xy 
								tem 15 m de comprimento e faz um ângulo 
								
								
								q = 30º com o semieixo x positivo. Determine (a) 
								a componente x e (b) a componente y do vetor.
								
								
								a) 
								rx = r cos 
								
								
								q 
								=> rx = 15 cos
								
                              
								
								
								30º => rx = 15 . 0,87 => 
                              
								
								
								rx = 13 m
								
								
								b) 
								ry = r sen 
								
								
								q 
								=> ry = 15 sen
								
                              
								
								
								30º => ry = 15 . 0,50 => 
                              
								
								
								rx = 7,5 m
								
								3- A componente x do vetor A é -25,0 m e 
								a componente y é + 40,0 m. (a) Qual é o módulo 
								de A? (b) Qual é o ângulo entre a 
								orientação de A e o semieixo x positivo?
								
								
								Ax 
								= -25,0 m    Ay = 40,0 
								m  A = 
								√(-25,0)2 + (40,0)2  
								=> A = 47,2 m
								
								
								tan 
								
								
								
								a= 40,0/-25,0  
								=> arco tan -15  => 
								
                              
								
								
								
								
								
								a 
								= -58º   
								q 
								= 180º +(-58º)
								
								
								
								
								
								
								q
                              
                              
								= 
								122º
								
								
								
								4- Expresse os seguintes ângulos em radianos: 
								(a) 20,0º; (b) 50,0º; (c) 100º. Converta os 
								seguintes ângulos para graus: (d) 0,330 rad; (e) 
								2,10 rad; (f) 7,70 rad.
								
								
								
								(a) 
								
								
								20,0º = 
                              
								
								
								(20,0º) 2p 
								rad/360o = 0,349 rad
								
								
								
								
								(b) 50,0º 
								= 
                              
								
								
								(50,0º) 2p 
								rad/360o = 0,873 rad
								
								
								
								
								(c) 100,0º 
								= 
                              
								
								
								(100,0º) 2p 
								rad/360o = 1,75 rad
								
								
								
								(d) 0,330 rad = (0,330 rad) 360º/2p 
								rad = 18,9º
								
								
								
								
								(e) 2,10 rad = (2,10 rad) 360º/2p 
								rad = 120º
								
								
								
								
								(f) 7,70 rad = (7,70 rad) 360º/2p 
								rad = 441º
								
								5- O objetivo de um navio é chegar a um porto 
								situado 120 km ao norte do ponto de partida, mas 
								uma tempestade inesperada o leva para um local 
								situado 100 km a leste do ponto de partida. (a) 
								Que distância o navio deve percorrer e (b) qual 
								o rumo deve tomar para chegar ao destino?
								
								
								
								
								Dx 
								= √(-100)2 
								+ 1202 => 
								
								Dx 
								= 156 km
								
								
								
								tan a 
								= 120/-100  => tan 
								
								
								a 
								= -1,2  => arco tan -1,2 => 
								
								
								
								a 
								= -50,2º
								
								q 
								= -50,2º + 180º = 129,8º
								 
								
								6- Na Fig. 3 - 27, uma máquina pesada é erguida 
								com o auxílio de uma rampa que faz um ângulo
								
								
								q = 20,0º com a horizontal, na qual a máquina 
								percorre uma distância d = 12,5 m. (a) Qual é a 
								distância vertical percorrida pela máquina? (b) 
								Qual é a distância horizontal percorrida pela 
								máquina?
								
								
								h 
								= d sen 
								q  
								=> 
								h = 12,5 sen 20,0º => h = 12,5.0,34  => h = 
								4,28 m
								
								b) 
								l = d cos 
								
								
								
								q 
								=> l = 12,5 cos 20,0º => l 12,5.0,94 => l = 11,7 
								m
								
								Vetores Unitários:
								
								7- Uma pessoa caminha da seguinte forma: 3, 1 km 
								para o norte, 2,4 km a oeste e 5,2 km para o 
								sul. (a) Desenhe o diagrama vetorial que 
								representa este movimento. (b) Que distância e 
								(c) em que direção voaria um pássaro em linha 
								reta do mesmo ponto de partida ao mesmo ponto de 
								chegada?
								
								
								
								
								tan 
								a 
								= 2,1 /2,4  
								=> 
								tan 
								a 
								= 0,875  => arco tan
								0,875  = > 
								
								
								a
								
                              
                              	
								= 
								41,18º
								
								8- Dois vetores são dados por:
								
								a = (4.0 m) î - (3,0 m) j + (1 ,0m) k
								
								b = ( -1,0 m) i 
								
								+ (1,0 m) j+ (4,0 m) k.
								
								Determine, em termos de vetores unitários, (a)
								a + b; (b) a - b; 
								(c)um terceiro vetor, c, tal que a 
								- b + c = O.
								
								
								
								a + b = (3,0 i - 2,0 j + 5,0 k) m
								
								
								
								a - b = (5,0 i - 4,0 j - 3,0 k) m
								
								
								
								c = (-5,0 i + 4,0 j + 3,0 k) m
								
								9- Determine as componentes (a) x, (b) y e (c) z 
								da soma r dos deslocamentos c e 
								d cujas componentes em metros em relação aos 
								três eixos são cx 7,4, cy
								= -3,8, cz -6,1, dx 
								4,4, dy -2,0, dz=3,3.
								
								
								
								a) rx = cx + dx 
								= 7,4 + 4,4 = 12 m
								
								
								
								b) ry = cy +dy 
								= - 3,8 - 2,0 = -5,8 m
								
								
								
								c) rz = cz + dz 
								= - 6,1 + 3,3 = -2,8 m
								
								10- (a) Determine 
								a soma a + b, em termos de vetores 
								unitários, para a = (4,0 m) i + (3,0 m) j 
								e b = ( -13,0 m) i + (7,0 m) j . 
								Determine: (b) o módulo e (c) a orientação de 
								a + b.
								
								a) 
								a+b = (-9,0 i + 10 j)  => a+b = √81 
								+100  => a+b = 13,45 m
								
								q 
								= tan-1 = 100/ -9,0  => -48º ou 132º
								
								11- Um carro viaja 
								50 km para leste, 30 km para o norte e 25 km em 
								uma direção 30° a leste do Norte. Desenhe o 
								diagrama vetorial e determine (a) o módulo e (b) 
								o ângulo do deslocamento do carro em relação ao 
								ponto de partida.
								
								12- Uma pessoa 
								deseja chegar a um ponto que está a 3,40 km de 
								sua localização atual, em uma direção 35,0º ao 
								norte do Leste. As ruas por onde pode passar são 
								todas na direção norte- sul ou na direção leste- 
								oeste. Qual é a menor distância que a pessoa 
								precisa percorrer para chegar ao destino?
								
								13- 
								Os vetores a e b da Fig. 3-28 têm 
								o mesmo módulo, 10,0 m, e os ângulos mostrados 
								na figura são 
								q1 
								= 30º e 
								q2 
								= 105º. Determine as componentes (a) x e (b) y 
								da soma vetorial r dos dois 
								vetores, 
								(c) o módulo de r e (d) o ângulo que r 
								faz com o semieixo x positivo.
								
								