MENU AULAS DE FÍSICA     
Página inicial
 

Aulas 1

 
   
                       

 

 

 

                                                     
 
Cinemática

A cinemática é o ramo da mecânica estuda o movimento independentemente de suas causas.

  Conceitos fundamentais:

    Ponto material ou partícula: É todo corpo cujas dimensões são muito pequenas (desprezíveis) com relação as demais distâncias envolvidas no fenômeno estudado.

    Ex: Um trem de 50m de comprimento com relação a um percurso de 250km.

    Corpo extenso: É todo corpo cujas dimensões não podem ser desprezadas

    Ex: Um trem de 50m que passa por um túnel de 40m de extensão.

    Referencial: É todo corpo ou sistema de corpos em relação aos quais se analisam as características cinemáticas de uma partícula.

    Repouso: Uma partícula está em repouso, quando sua posição em relação a um referencial não varia com o tempo.

    Movimento: Uma partícula está em movimento quando sua posição, com relação a um referencial, varia com o tempo.

    Trajetória: É a linha formada pela união das sucessivas posições ocupadas pela partícula em seu movimento.

 

    Obs.: A trajetória de uma partícula depende do referencial adotado.

 

    Na trajetória escolhemos um MARCO ZERO, a partir do qual medimos comprimentos que indicam a posição da partícula. Sendo conveniente orientar a trajetória adotando-se um sentido positivo.

    Posição (X): É o lugar que a partícula ocupa ao longo da trajetória em um determinado instante.

    Chama-se posição inicial, a posição que a partícula ocupa no instante t=0s, ou seja, no instante em que se inicia a contagem do tempo. A posição inicial é indicada por "Xo".

    Deslocamento (DX): É a variação de posição sofrida pela partícula em movimento.

    DX = X2-X1        DX = 8 - 3 = 5m

    Distância percorrida (d): É a distância medida sobre a trajetória da partícula.

    Exemplo:

    Um ciclista percorre uma volta completa em uma pista circular de 200m de raio. Calcule a distância percorrida e o deslocamento do ciclista.

    Velocidade média (vm): É a razão entre o deslocamento da partícula e o tempo gasto em percorrê-lo.

    Unidade de velocidade no Sistema Internacional de unidades (SI)

    vm= metro/segundo

    Velocidade escalar média (rapidez) (Sm): É a razão entre a distância percorrida pela partícula e o tempo gasto em percorrê-la.

    Obs.: Note que a rapidez é sempre positiva enquanto a velocidade média pode ser positiva, negativo ou nula.

    Velocidade instantânea (v): É o limite da razão DX/Dt quando Dt tende a zero.

     Aceleração média (am): É a razão entre a variação de velocidade e o intervalo de tempo em que ocorreu essa variação.    

      Aceleração instantânea (v): É o limite da razão DV/Dt quando Dt tende a zero.

      Exemplos:

1- Uma partícula desloca-se 1km em 1 hora. Calcule a velocidade média da partícula em metros por segundo (SI).

2- Uma partícula percorre um trajeto ABC, de tal modo que o trecho AB = 10m apresenta velocidade média v1 = 10m/s, no trecho BC = 15m apresenta velocidade média v2 = 5m/s. Determina:

a) a média das velocidades;  b) a velocidade média no percurso total.

   

teste para consolidar os seus conhecimentos

Assinale com X a alternativa correta.

1 -Um homem ao inclinar-se sobre a janela do vagão de um trem que se move com velocidade constante, deixa cair seu relógio. A trajetória do relógio vista pelo homem do trem é (despreze a resistência do ar):

a- ( ) uma reta,

b- ( ) uma parábola,

c- ( ) um quarto de circunferência,

d- ( ) uma hipérbole,

e- ( ) nenhuma das anteriores.

2- Na questão anterior, a trajetória vista por uma pessoa do solo é:

a- ( ) uma reta,

b- ( ) uma parábola,

c- ( ) uma hipérbole,

d- ( ) um quarto de circunferência,

e- ( ) nenhuma das anteriores.

3- A velocidade de um avião é de 360 km/h. Qual das seguintes alternativas expressa esta mesma velocidade em m/s?

a- ( ) 100 m/s

b- ( ) 600 m/s

c- ( ) 1.000 m/s

d- ( ) 6.000 m/s

e- ( ) 360.000 m/s

4- Um automóvel percorre um trecho retilíneo de estrada, indo da cidade A até a cidade B distante 150 km da primeira. Saindo às 10 h de A, para às 11 h em um restaurante situado no ponto médio do trecho AB, onde gasta exatamente 1 h para almoçar. A seguir prossegue a viagem e gasta mais uma hora para chegar à cidade B. Sua velocidade média no trecho AB foi:

a- ( ) 75 km/h

b- ( ) 50 km/h

c- ( ) 150 km/h

d- ( ) 69 km/h

e- ( ) 70 km/h

5- Um ponto move-se num segmento AB partindo de A com velocidade v1= 10 km/h. Ao atingir o ponto médio de AB a velocidade muda bruscamente para v2= 40 km/h e permanece constante até o ponto atingir B. A velocidade média no trecho AB, em km/h é:

a- ( ) 25

b- ( ) 15

c- ( ) 16

d- ( ) 32

e- ( ) 50

6- Um móvel percorre trajetória retilínea obedecendo à equação horária X= 2t+4 (SI). A velocidade média do móvel no intervalo de tempo entre os instantes t=0s e t=2s vale:

a- ( ) 2 m/s

b- ( ) 4 m/s

c- ( ) 6 m/s

d- ( ) 8 m/s

e- ( ) 10 m/s

7- Um motorista deseja percorrer a distância de 20 km com velocidade média de 80km/h. Se viajar durante os primeiros 15 minutos com a velocidade de 40km/h, com que velocidade média deverá fazer o percurso restante?

a- ( ) 120 km/h

b- ( ) 160 km/h

c- ( ) é impossível estabelecer a velocidade média desejada nas circunstâncias apresentadas

d- ( ) nula

e- ( ) nenhuma das anteriores

8- Numa avenida longa, os sinais são sincronizados de tal forma que os carros trafegando a uma determinada velocidade encontram sempre os sinais abertos (onda verde). Sabendo-se que a distância entre sinais sucessivos (cruzamento) é 200m e que o intervalo de tempo entre a abertura do sinal seguinte é 12 s, qual a velocidade em que devem trafegar os carros para encontrarem os sinais abertos?

a- ( ) 30 km/h

b- ( ) 40 km/h

c- ( ) 60 km/h

d- ( ) 80 km/h

e- ( ) 100 km/h

9- A velocidade média de um automóvel que durante os primeiros 150 km de viagem deslocou-se a 50 km/h, e a 100 km/h nos 700 km seguintes é:

a- ( ) 75 km/h

b- ( ) 25 km/h

c- ( ) 55 km/h

d- ( ) 85 km/h

e- ( ) n.d.a.

10- Um ponto material move-se em linha reta percorrendo dois trechos MN e NP. O trecho MN é percorrido com uma velocidade igual a 20 km/h e o trecho NP com uma velocidade igual a 60 km/h. O trecho NP é o dobro do trecho MN. Pode-se afirmar que a velocidade média no trecho MP foi de:

a- ( ) 36 km/h

b- ( ) 40 km/h

c- ( ) 37,3 km/h

d- ( ) 42 km/h

e- ( ) n.d.a.

11- Um automóvel e um trem saem de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro e realizam o trajeto com velocidades médias, respectivamente, iguais a 80 km/h e 100 km/h. O trem percorre uma distância de 500 km e o automóvel de 400 km até atingir o Rio. Pode-se afirmar que:

a- ( ) a duração da viagem para o trem é maior porque a distância a ser percorrida é maior

b- ( ) a duração da viagem para o automóvel é maior porque a velocidade do automóvel é maior

c- ( ) a duração da viagem para ambos é a mesma

d- ( ) o tempo que o trem gasta no percurso é de 7 horas

e- ( ) o tempo que o automóvel gasta no percurso é de 8 horas

GABARITO: 1A;2B;3A;4B;5C;6A;7C;8C;9D;10A;11C.

      Exercícios:

1. Um móvel percorre um trajetória circular de raio R = 6,0cm completando meia volta em 24s. Determine: (a) a distância percorrida e a velocidade escalar média no intervalo de 24s. Resp. 19cm; 0,79cm/s (b) o módulo do vetor deslocamento e a velocidade vetorial média em 24s. Resp. 12cm; 0,50cm/s)  

2. Um móvel percorre uma trajetória circular de 1,0m de raio com velocidade escalar constante. Após um quarto de volta, qual o módulo do vetor deslocamento? Resp.1,4m  

3. Um automobilista passou pelo km 120 de uma estrada às 14h, e pelo km 270 desta mesma estrada, ás 16h. (a) qual a velocidade escalar média do automóvel? (b) só com as informações dadas é possível dizer qual é a natureza do movimento do automóvel? Resp. 75 km/h; não  

4. Uma bola cai de uma altura h, batendo no solo com velocidade de 30m/s e rebate com velocidade de 20m/s, se a bola permanece em contato com o solo durante 0,010s, qual a aceleração média da bola. Resp. 5,0x103m/s2  

5. Um atleta participa de uma corrida de 1000m, correndo com velocidade escalar média de 4,0m/s, enquanto outro atleta alterna entre duas modalidades de movimento: corre 100m em 12s e anda 100m em 60s. Qual dos dois atletas ganha a corrida?    Resp. o primeiro, porque completa o percurso em 250s enquanto o segundo gasta 360s  

6. Quanto tempo gasta um trem de 200m de comprimento para atravessar uma ponte de 50m, viajando à velocidade constante de 60 km/h. Resp.15s  

7. Uma moto move-se numa estrada retilínea AB, partindo de A com velocidade constante de 20km/h, ao atingir o ponto médio M de AB, a velocidade muda bruscamente para 80km/h e se mantém constante até atingir o ponto B. Determine a velocidade escalar média da moto em todo o percurso. Resp.32km/h  

8. Quando um motorista aumenta a velocidade escalar de um automóvel de 60km/h para  78km/h em 10s, qual a aceleração escalar média que comunica ao automóvel? Resp. 0,5 m/s2  

9.Um rapaz dirigindo uma moto à 72km/h aplica os freios e pára em 4,0s. Qual a aceleração média imprimida pelos freios à motocicleta? Resp. -5,0 m/s2 .

     CLIQUE AQUI para conferir a resolução dos exemplos e exercícios.

Durante um espirro, os olhos podem se fechar por até 0,50 s. Se você está dirigindo um carro a 90 km/h e espirra, de quanto o carro pode se deslocar até você abrir novamente os olhos?

Calcule a velocidade média nos dois casos seguintes: (a) você caminha 73,2 m a uma velocidade de 1,22 m/s e depois corre 73,2m a m/s em uma pista reta; (b) você caminha 1,00 min com uma velocidade de 1,22 m/s e depois corre por 1,00 min a 3,05 m/s em uma pista reta. ( c) Faça o gráfico de x em função de t nos dois casos e indique de que forma a velocidade média pode ser determinada a partir do gráfico.

Um automóvel viaja em uma estrada retilínea por 40 km a 30km/h. Em seguida, continuando no mesmo sentido, percorre outros 40 km a 60 km/h. (a) Qual é a velocidade média do carro durante este percurso de 80 km? (Suponha que o carro está se movendo no sentido positivo de x.) (b) Qual é a velocidade escalar média? (c)Desenhe o gráfico de x em função de t e mostre como calcular a velocidade média a partir do gráfico.